Puros & Vinhos

sexta-feira, novembro 16, 2007

Jantar do 4º Aniversário

Á mesa estavam mais uma vez reunidos o grupo Puros & Vinhos, Luis Diniz, Paulo Sousa, António Chaparro, Nuno Mezaros, Nuno Cardoso, Luis Pedro, Pedro Lilaia, Paulo Serra, Malé, Mário João, Nuno Anjo, Pita, Toninho ,António José Matos e um convidado especial o Sr. Rui Lourenço, sócio de Toninho, Mané e Pato que muito têm aturado as nossas brincadeiras no seu extraórdinário “Café Puro “ em Vila franca de Xira. Desde já o muito obrigado a eles pelos serviços prestados a colectividade..
Para a comemoração do 4º aniversário dos Puros & Vinhos, os vinhos escolhidos foram os seguintes: : PIPER HEIDSIECK - J.P. GAULTIER Cuvée Spéciale Brut, Quinta das Marias Encruzado Barricas 2006.
E em prova cega estiveram estas Magnum Tintas: VT - Douro 05 , J.M.F. - HEXAGON Terras do Sado 03, ALION - Ribera del Duero 03 Magnum .

Aqui fica o resumo das classificações:


PIPER HEIDSIECK - J.P. GAULTIER Cuvée Spéciale Brut – 15,29 Val.
Quinta das Marias Encruzado Barricas 2006 – 16,29 Val.
VT - Douro 05 Magnum – 15,54 Val.
J.M.F. - HEXAGON Terras do Sado 03 Magnum – 16,46 Val
ALION - Ribera del Duero 03 Magnum – 16,88


PIPER HEIDSIECK - J.P. GAULTIER Cuvée Spéciale Brut – A indumentária da garrafa transporta-nos para o lado pecaminoso e sexy do champagne. Perfil aromático a apontar para maçã, nuance e de bolacha maria .
Ataque refrescante, com desprendimento persistente de uma bolha média, mas com alguma agressividade induzida pelo carbónico. A mesma impressão numa evolução que podia ser mais delicada com o carbónico a "camuflar" parcialmente os aromas e sabores frutados. Acidez viva e secura controlada num final com média persistência .
Está com o gás muito "à flor da pele", faltando-lhe a finura e delicadeza da mousse, imprescindível para despoletar a sensação de cremosidade táctil. Não será disparate nenhum esperar um pouco por ele depois de o verter no copo: a agressividade suaviza e a percepção de sabores é mais nítida.


Curiosidade deste Vinho: A garrafa foi vestida com um corpete desenhado por J.P. Gaultier


Média final: 15,29

Quinta das Marias Encruzado Barricas 2006 - Cor cristalina. Nariz fresco, vegetal, com apontamentos que sugerem uma salada de fruta. Leve madeira confere-lhe estrutura. Na boca entra amplo e fresco, evoluindo de forma equilibrada e directa para um final moderado, de complexidade média e acidez vincada. Apesar de não existir muita profundidade de sabores, onde predomina o vegetal, o conjunto consegue rasgos de prazer e frescura.


Curiosidade deste Vinho: Este Encruzado foi fermentado em barricas e só foram produzidas 1200 garrafas


Média Final: 16,29

VT - Douro 05 Magnum - Começando logo pelo impacto visual, pela cor púrpura retinta, quase preta, intensa, com bordos violetas muito escuros. É logo um começo impressionante.O aroma é denso, espesso, carregado, pastoso, sugerindo de imediato um vinho profundo e misterioso. Sente-se muito ligeiramente a madeira, mas sem sobressaltos. Maduro, imensamente frutado, com fruta rica, carnosa, complexa, sempre equilibrada e com alguma tensão.
O ataque na boca é excelente, poderoso mas contido, contundente mas preciso. Belíssima acidez, tem um recorte, uma moldura mineral, muito elegante, "fresca" e intensa. Taninos musculados, maciços, mas superiormente integrados na estrutura do vinho. Está gordo, carnudo, é está cheio de potencial para ainda crescer.


Curiosidade deste Vinho: Este vinho resulta de um projecto de 3 produtores do Douro: José Maria Calem, Jorge Serôdio Borges e Cristiano Van Zelle


Média final: 15,54

J.M.F. - HEXAGON Terras do Sado 03 Magnum – Cor vermelha, com alguns indícios de evolução cromática, bem visíveis nos bordos acastanhadosNariz profundo, uma presença alcoólica discreta num conjunto de indiscutível complexidade e originalidade aromáticas marcante, com uma conjugação invulgar de fruta. Brota a compota, notas de café, tudo aromas algo pesados e potencialmente perigosos para o equilíbrio aromático. Não é um vinho directo, por vezes é um pouco pesado, mas consegue prender a atenção com o seu lado original.A boca é poderosa, contundente, arrasadora, mas simultaneamente saudável apresentando mesmo alguma frescura. Confirmam-se em absoluto as notas de café, aparece o caramelo, sempre sem descambar na doçura ou no facilitismo. Taninos duros, cheios de esteroides, mas relativamente integrados no conjunto, num caso singular de "dopagem" de sucesso. A acidez podia estar mais "nervosa" para alegrar o conjunto, mas não é por aí que o vinho sai prejudicado. Está poderoso e interessante.


Curiosidade deste Vinho: O topo de gama da JMF, como o nome indica foi feito com 6 castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Trincadeira, Tarnat, Tinto cão e Syrah. Foi um dos prémio excelência de 2006 da Revista dos vinhos


Média Final: 16,46

ALION - Ribera del Duero 03 Magnum - O nariz é elegante, com os frutos vermelhos a dominarem o conjunto. A baunilha cobre a fruta, conferindo uma doçura que, com a evolução no copo, tende ligeiramente para o rebuçado. A pimenta e as nuances florais completam um aroma complexo. É, no entanto, na prova de boca que este vinho revela um equilíbrio fantástico. A acidez viva aliada a uma boa concentração criam um sabor a fruta, prolongado no palato. Os taninos gostosos ainda estão presentes. O final é longo.



Curiosidade deste Vinho: Analisado os resultados de todos os principais guias de vinho espanhóis de 2007, compilando os grandes vencedores na opinião dos guias Campsa, Proensa, Gourmets, Peñin e Todovino. No primeiro lugar isolado, como melhor vinho espanhol de 2007, ficou o Alión 2003, com uma média de 94,57 pontos


Média Final: 16,88



Por último, quero dar em nome do grupo os nossos sinceros agradecimentos ao Chef Manel, ao David e ao sr. Ferreira do restaurante “O Pote” em Vila Franca de Xira. Não fossem o seu empenho e a sua total disponibilidade e nada disto teria sido possível. Revelaram enorme profissionalismo e desempenharam exemplarmente o papel de anfitriões. A eles se deve toda a estrutura logística montada em redor deste evento: salas, e toda a panóplia de requisitos indispensáveis para uma excelente prova.
Uma refeição esmerada, uma gastronomia de elevado padrão qualitativo e concepções culinárias com elevado sentido estético, um grande obrigado.


<