Puros & Vinhos

sexta-feira, novembro 04, 2005

REAL WINE TASTING

Perto do Natal este grupo junta-se para fazer uma prova mais elaborada com vinhos especiais, no ano de 2003 foi feita a prova épica onde estiveram em prova 7 vinhos extraordinários. Este ano resolvemos fazer uma prova cega só com 4 vinhos, todos eles escolhidos pelo Luis Diniz um dos elementos do grupo.
Os 4 vinhos escolhidos foram os seguintes: Charme 2002; T de Terrugem 2001; Penfolds RWT 2001 e o Vall Llach 2001. A escolha foi baseada na apreciação de vários críticos estrangeiros e nacionais . Tínhamos a esperança que os vinhos tivessem todos um nível de qualidade bastante elevado, ao fim ao cabo estavam em confronto dois vinhos de elite nacionais e dois vinhos de elite internacionais.
No final da prova poderíamos dizer que tinha sido um confronto entre o poder da elegância e da sedução contra o poder da força e da pujança.
Os resultados obtidos, ao nível das notas finais foi muito aproximado, houve unanimidade quanto ao vencedor que foi o RWT.
A classificação ficou assim ordenada:

1ºPenfolds RWT 2001 18,63
2ºCharme 2002 18,25
3ªVall Llach 2001 17,94
4ºT de Terrugem 2001 17,06

O Penfolds RWT 2001, foi o vinho mais bem votado por quase todos os provadores,vou pôr aqui algumas das considerações postas pelos provadores : Aroma a terra húmida, amora, frutos silvestres, cacau; rebuçados, madeira é um vinhão; Enche a boca; Espetacular; Muito Corpo; grande intensidade aromática e um final muito longo.

O Charme 2002, foi o segundo vinho mais votado, teve as seguintes considerações: Frutos, chocolate, muito elegante, açúcar mascavado e queimado, baunilha, rebuçado, gastronómico e um final de boca médio.

O Vall Llach 2001, foi o terceiro vinho mais votado, teve as seguintes considerações: Chocolate, castanhas, doce, cacau, pujante, encorpado e final longo.

O T de Terrugem 2001, foi o quarto vinho mais votado, teve as seguintes considerações: frutas maduras; suave, pouco corpo; taninos finos, pimenta, guloso, final médio.

Quanto ao repasto, pode-se dizer que esteve ao mais altíssimo nível, primeiro bridou-se ao novo ano que nos espera com o champagne “Ruinart Blanc de Balnc Brut” que se revelou uma excelente escolha para começar.
Com o primeiro prato que foi uma folha de pata ganseira em escabeche de perdiz e cenoura algarvia, foi acompanhado com o seguinte vinho, Redoma Branco Reserva 2003, considerados por todos como o melhor vinho branco português e acabou com uma média de 19 pontos na mesma escala que pontuamos a prova cega.

Para acompanhar a prova cega foi escolhido o seguinte prato, Bolsas de Peru c/recheio de fígados e castanhas, laranja confitada e abóbora assada; e umas corrilheiras de cordeiro no forno em batata chipolata.

Por fim a sobremesa foi uma tarte de manga verde c/fios de papaia e chantilly de canela que foi acompanhado com um Inniskillin icewine late harvest vidal 2003. Este icewine revelou-se muito directo não revelou nenhuma dificuldade em descobrir o aroma e o sabor a marmelos.

2 Comments:

Blogger your friend said...

AlterNet: Blogs: Peek: Gannon
Posted by Evan Derkacz at 7:31 AM on November 4, 2005. No holes barred, indeed. "Jeff Gannon's weblog is a gift from Providence," gushes The Poorman .
Hello, you have made yourself a great blog! I'm immediately going to bookmark you!
I have good news at rich! for you to see. It is showing you a whole lot! You are invited to check it out if you get time :-)

5:08 da tarde  
Blogger kiki said...

Desculpa Senhor Presidente, mas que raio de restaurante que o senhor arranjou para ter estes pratos tão esquisitos?

11:33 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

<