Puros & Vinhos

segunda-feira, março 16, 2009

Flamenco e Puros


Muitos elementos dos "Puros & Vinhos" devem estar-se a interrogar o que é que flamenco tem a ver com Puros ou vinhos ?


Realmente não tem nada a ver, mas se lhe juntarmos que num espectáculo de sevilhanas se fumou um belíssimo Puro, provavelmente já não terei nenhum reparo da parte dos restantes confrades ou dos restantes seguidores do blog, espero eu....


Para quem não está familiarizado com o fenómeno das "Sevilhanas", tal como o nome indica, são constituídas pela música e pela dança típicas de Sevilha. A sua graciosidade, vivacidade e dinamismo reflectem-se no toque da guitarra, no bater das palmas que acompanham as saias a rodar e os tacões a solarem no palco, com a força de um sentimento puro...


A linha divisória entre o flamenco e o folclore é, por vezes, demasiado ténue. As sevilhanas movem-se nessa ténue fronteira, mantendo porém a sua essência popular, mas sem renunciar à riqueza expressiva do flamenco. Um género a meio caminho, cuja constante transformação fez surgir novos estilos, evoluir musical e tematicamente as coplas e criar uma fonte comercial para a cultura andaluza.



É neste género, que Blas Vega caracteriza pela sua «graça, vivacidade e dinamismo», o toque da guitarra que a acompanha admite qualquer tom. A dança, movimento quase congénito para os sevilhanos, é o que populariza o estilo. As sevilhanas dançam-se a pares ou em séries de quatro.


Sábado fui convidado para assistir a um espectáculo de Sevilhanas protagonizado pelas "Las Guapas", um grupo que está sediado em Cheganças concelho de Alenquer. E só posso dizer que as "Guapas" "Incendiaram o palco". "Deitaram aquilo abaixo". Lugares comuns que tão bem se aplicam a um projecto que, desde o primeiro "round", agarrou uma plateia de fãs e conhecedores do fenómeno. Arrepiante a explosiva ovação final. O caso não é para menos. Há muito que não me lembrava de assistir a um espectáculo tão intenso, do primeiro ao último minuto. Sem qualquer tipo de quebra. Partindo sempre de uma base de flamenco e sucedâneos - bulerias, rumbas catalãs (o farol que as ilumina). Só que, nas "Guapas" tudo parece perfeito. Acompanha com as mãos e todo o corpo, os ritmos demolidores que saem do arrebatador som flamenco, estiveram muito bem em palco.


Espero organizar um jantar de vinhos e que "Las Guapas" possam vir actuar no final do jantar, como já esteve para ser realizado, mas por dificuldade de agenda não se pôde realizar.


Não devo menosprezar o magnífico Puro que degustei durante a actuação flamenga um Trinidad Robusto extra, que não ficou nada atrás do espectáculo que estava a presenciar, apresentou-se com uma prefeita construção, com cinza branca e capa oleosa, suave e com um bom tiro (Cheio), posso considerar como um dos meus robustos preferidos que devo ter sempre na minha caixa humidificadora, classifico-o como uma mulher bonita com personalidade. Nota:18


Aproveito para falar de um vinho provado este fim de semana Vinha Othon Reserva 2006 TT Dão - Se há cores que não enganam esta é uma delas: uma empatia imediata com uma tonalidade violeta escura, num prenúncio da superior qualidade do vinho. No nariz o primeiro impacto não é muito sedutor, pelo facto de não ser muito exuberante, e sim delicado, demorando a mostrar as primeiras notas do bom perfil aromático que tem, combinando notas de morangos, frutos secos, muita canela tudo envolto num tostado de grande qualidade. Penso que o vinho ganha com a decantação. Sedutor e envolvente na boca, sumarento, fresco, subtil, elegantíssimo... puro veludo. Taninos perfeitamente domados e um grande final, onde sobressaem a óptima acidez e a excelência das madeiras de estágio. Equilíbrio e harmonia notáveis. Nada de violências ou brutalidades... apenas classe e finesse. A não perder... Nota:17


Preço:14 €

17 Comments:

Blogger PAULO SOUSA said...

Estou de boca aberta...Nem sei o que dizer...

A estética,a plástica...sei lá...

11:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Temos um critico e consultor de "Sevilhanas" em Potência....estou pasmado com tanta cultura "Gitana".

10:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo texto e respectiva ilustração.

12:31 da tarde  
Blogger Mario Joao said...

Especialmente a ilustração....

12:41 da tarde  
Blogger PAULO SOUSA said...

Os meus parabéns também á Sociedade Recreativa de Cheganças,por permitir fumar no interior da sala...Nos dias que correm é muito dificil encontrar um espaço assim, ou o espectaculo foi ao ar livre?

10:56 da tarde  
Blogger PAULO SOUSA said...

Fica aqui prometido também um artigo sobre, a metamorfose da lata de Atum ao longos dos anos...e a sua expansão inter-continental,aguardem...

10:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem... Não consigo arranjar palavras que se sobreponham ás tuas...Usei o teu texto para dizer ao meu grupo o quanto me orgulho de dançar ao lado delas:) fico contente claro que tenhas fumado um verdadeiro puro que te agradasse e que o vinho te tenha agradado mas fico realmente feliz que tenhas gostado do espectáculo... esperamos ansiosamente por um convite dos puros e vinhos para que possamos animar o vosso jantar...

Um grande Olé das Guapas
e
1 Besitos

9:24 da manhã  
Blogger Mr. Wine @ Football said...

OLÉ!!!!

A Metamorfose da lata de Atum é genial....a lembrar Lobo Antunes com as palavras q n disse.

Eu tb ja tive a oportunidade de assistir a alguns espectaculos das "Guapas" e sempre ao mais alto nivel.

Por falar em jantares, normalmente temos feito um em Abril/Maio, ou estou errado?

25 de Abril é uma boa data?

9:42 da manhã  
Blogger Presidente said...

O Sr. Paulo Sousa o espectáculo realizou-se na Quinta das Taipas ao ar livre, um lugar aprazível para se fumar um bom Puro e assistir e ouvir Flamenco.

"Cá" seja muito bem vinda ao blog dos Puros e vinhos, espero então que num dos próximos jantares dos Puros se possa assistir a uma actuação das "Guapas".

10:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

LAS GUAPAS não é um grupo de sevilhanas sediado em Cheganças.
É O GRUPO DE SEVILHANAS DA SOCIEDADE RECREATIVA DE CHAGENÇAS

3:56 da tarde  
Blogger Presidente said...

Sr. Anónimo porque não se identifica?
Parece que eu não disse nenhuma asneira: "Las Guapas" é um grupo de Sevilhanas. A sociedade Recreariva de CHEGANÇAS está situada onde??
Em CHAGANÇAS?? em que parte do país se situa CHAGANÇAS.

Até porque um dos elementos do grupo IDENTIFICADO já comentou o post e podia ter corrigido, se tivesse existido algum lapso.

4:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Juro que não sei quem é o anónimo... Mas a critica mal fundamentada... Las Guapas um Grupo de sevilhanas da Soc. Recreativa de Cheganças ou seja Sediado em Cheganças... certíssimo Sr. Presidente:)

É com muito gosto que iremos ao Vosso jantar:)

E já agora dou os parabéns ao blog que está muito bem construído... não fosse ele gerido por o grande Presidente :)

Besitos a todos

Olé

9:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

D. Cá Teixeira caso não saiba a palavra sediado quer dizer que é a sede de qualquer coisa.
Pois não tem a ver com a identificação do grupo, pois este não é de todo individual, mas sim pertencente, tal como algumas outras actividades existentes á Soc. Recreativa de cheganças.
Quanto ao sr. Presidente se não sabe onde fica, pois sugiro que compre um GPS

5:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sr. Anónimo as Guapas são sem duvida O grupo da Soc recreativa de cheganças... mas sinceramente não percebo o problema de dizer Las Guapas com grupo sediado em cheganças ou Las Guapas grupo da Soc recreativa de cheganças, mas tudo bem por muitos "de" e "da" está farto de morrer gente... certamente deve ser um grande defensor da Soc recreativa de cheganças, devia entrar para a direcção que estão a precisar de pessoal cheio de garra... Vai é ter de dar o nome... Anónimo não me parece que lhe aceitem...

Obrigado mais uma vez ao Puros e vinhos pela critica e desculpem quem não as sabem entender e perceber o que um critica como esta é uma mais-valia muito grande para um grupo e simplesmente a menosprezam por um "de" ou "da"

Fico-me por aqui:)

Besitos
y Olé …

5:26 da tarde  
Blogger Mario Joao said...

Em 1º lugar , e peço desde já desculpa pela minha ignorância, mas não sei onde é nem nunca estive em Cheganças....
Depois e pelas ilustrações "las Guapas" parecem ser isso mesmo, "guapas".... logo não parece haver publicidade enganosa.
Parece-me no entanto, que o nosso Presidente abusou das metáforas bélicas e violentas para descrever o espectáculo de "Las Guapas" ...
"Incendiaram o Palco" , "deitaram aquilo abaixo" , desde o "1º Round ". como se fosse um combate de boxe ou rixa daquelas que podem acontecer em qualquer lado, depois de duzia e meia de "bejecas" ! Ora a " graça, vivacidade e dinamismo", e porque não, digo eu, a sensualidade da dança em si e das suas praticantes não "casa" com as figuras de estilo utilizadas pelo nosso Presidente.
Que se marque um jantar do Puros & Vinhos, e que se aprecie a beleza da dança... protagonizada por "Las Guapas" - grupo de Sevilhanas da Sociedade Recreativa de Cheganças que por força de razão está sedeado em Cheganças.

Abraços, besitos Y Olé..

Sr. Sousa chamo à sua atenção para o facto de que a metamorfose da lata de atum e a sua evolução ao longo dos tempos... bem como a sua expansão inter continental tem que levar em linha de conta a melhoria de qualidade do aluminio das latas que evitam que o pobre do atum sofra com as possiveis intoxicações ferrosas com todos os perigos que dai advém para a saúde publica ! Sem essa dinâmica, sem esse estudo, não vale a pena...

6:10 da tarde  
Blogger Presidente said...

Ironia meu caro anónimo, Ironia.
Eu sei exactamente onde fica C-H-E-G-A-N-Ç-A-S, mas como o Senhor Anónimo com a pressa de escrever o nome da terra onde vive, ou não, escreveu mal o nome (Chagenças).
Mas já agora onde fica sediada a Sociedade Recreativa de Cheganças, no Porto? em Lisboa? é em Cheganças não é? pois é meu caro anónimo.

Só não percebo porque está tão melindrado, com esta crónica? aproveite a boleia e vá fazer qualquer coisa de util á sociedade(recreativa de Cheganças) como dizia aquela personagem "O Chato" dos Contemporaneos.

11:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa noite.
Venho tambem como membro do grupo 'las guapas' (o unico membro masculino), agradecer o optimo comentario que nos foi feito.
E tambem pedir desculpa por na nossa terrinha 'Cheganças' mesmo pequena tambem conceguir ter gente mesquinha que não tem mais nada para faser doque embirrar com os outros.

Novamente, muito obrigado.
Cumprimentos
João Paulo

12:35 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

<