Puros & Vinhos

segunda-feira, janeiro 05, 2009

OS MELHORES DE 2008 PARA PAULO SOUSA



Nunca é fácil elaborar uma lista, mas é com enorme prazer que eu faço este exercício.

Um lista de os melhores do ano está desde logo e á partida, inquinada, de alguma injustiça, pois como é obvio não consigo, com muita pena minha, beber todos os vinhos que estão á disposição no mercado.

Mas e ainda assim, vou elaborar, a lista dos melhores do ano provados por mim.

Esta lista não teria sentido, se os PUROS e VINHOS não existissem, a troca de opiniões , á cerca do vinho, com os membros do Puros, é para mim uma experiência muito enriquecedora.

O último jantar de Natal, provou mais uma vez , que tenho que aprender muito , e que o mundo do vinho, pelo menos para mim não é nada fácil, o que o torna ainda mais estimulante e apetecível.

Nesta lista o principal factor de classificação é e será sempre, o meu gosto pessoal.

Espero que sirva para mais umas discussões salutares, e até a próxima prova á quinta, a primeira de 2009.

Eis a classificação:

1º QUINTA DO CRASTO VINHA MARIA TERESA 2005/Douro/Tinto/19 Valores

2º CLOS MOGADOR 2005/ESPANHA/Tinto/18,5 Valores

3º MOLLYDOKER SHIRAZ 2006//Austrália/Tinto/18,5 Valores

4º TWO HANDS LILLY'S GARDEN 2004/Austrália/Tinto/18,5 Valores

5º RIDGE CHARDONNAY 2005/Estados Unidos/Branco/18,5 Valores

6º CAVALO MALUCO 2005/Terras do Sado/Tinto/ 18 valores

7º QUINTA DOS CARVALHAIS ÚNICO/Dão/Tinto/18 Valores

8º RUINART BLANCS DES BLANCS/França/18 Valores

9 ºTOKAJI ASZÚ ORÉMUS/6 Puttonyos/Húngria/18 Valores

Um abraço para todos os que vão tendo paciência de ler e escrever neste blog, e parece que são cada vez mais.

purosevinhos@gmail.com

9 Comments:

Blogger Mario Joao said...

Como ainda só provei 3 vinhos este ano não posso estar a contar mal ! Se são os 10 melhores de Paulo Sousa só conto 9 vinhos mencionados. Falta um ? No 1ºlugar está, dos que me lembro, o meu 1º igualmente, o Vinhas Maria Teresa .
É uma escolha pessoal mas é uma bela escolha Sr. Paulo Sousa ! ;-)

11:44 da tarde  
Blogger Presidente said...

Não Mário são só os melhores e não os 10 melhores.
Penso que o Paulo limitou a lista até á nota 18.
Porque 17,5 deve ter imensos.

10:11 da manhã  
Blogger PAULO SOUSA said...

Não são os dez melhores, mas sim os melhores...La créme de la créme.

10:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia Sr. Vice

Ainda "hádesde-me" explicar que pontuação deste ao Two Hands 2005, se calhar 16,5!!! Tu ficaste mesmo arrasado nesse jantar, com o novo elemento do Belenenses a apertar contigo desorientaste-te e confundiste o Two Hands como Casaleiro Syrah, também é bom mas é de outro campeonato.

9:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Os ilustrissimos confrades Paulo Sousa e Mário João ainda estão com o espirito alegre das festas de fim de ano.
Quem os ouvir parece que só eu é que bebo.

Do vice a ultima vez que almocei com ele, o sr. do restaurante bem se esforçou. Primeiro esteve 15 min a debitar a carta de vinhos. O vice só tinha 3 respostas, já conheço, já provei, já bebi. O sr. ainda telefonou a mais 2 amigos que tinham restaurantes, mas nem mesmo assim. Não se encontrou um unico vinho que ele não tivesse já provado. E como diria o Scolari " e ainda dizem que quem bebe sou eu!!!"

Ao Mário João já o estou a imaginar na sua varanda, cachecol e gorro encarnaditos, sim que nesta fase o vermelho está a ficar um pouco descolorado, caixitas de botelhas e bloco de notas a seu lado e nem mesmo o vento Nordeste o demove do seu objectivo. Às vezes quando o cansaço chega ele pensa. Vou mas é telefonar ao Presidente ele dá-me aqui os dicas de pontuação e assim rapidamente chego aos 100 vinhos. E como diria o Scolari " e ainda dizem que quem bebe sou eu!!!"

Abraços

6:44 da tarde  
Blogger PAULO SOUSA said...

Dei só 17,5...Sr Malé

10:45 da tarde  
Blogger PAULO SOUSA said...

Este blog parece a faixa de Gaza e eu sou de certeza do Hamas...

10:46 da tarde  
Blogger Mario Joao said...

Um esclarecimento de ordem geográfica ó metereológica ao Sr. Malé ! A minha varanda está virada a Sul e é protegida dos ventos de outras direcções ! Paralela ao nosso querido rio Tejo.
Quanto à cor dos artefactos que fala, só lhe poderei dizer " Isto não é como começa, é como acaba " !
E ainda quanto à varanda talvez um dia organize um jantar ou almoço para o núcleo duro dos Puros & Vinhos aqui no meu burgo para se poder aquilatar dos poderes desta minha varanda , que já se está a tornar famosa ....
;-))

12:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia Puristas

Eu já tinha dado a minha confirmação telefonica ao Vice.

Mas fica aqui mais uma vez, a minha confirmação para amanhã no Delux.

12:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

<